Registros escritos da utilização do termo constam nas cartas de Inácio, Bispo de Antíoquia, discípulo do apóstolo João, que provavelmente foi ordenado pelo próprio Pedro. Emprego a palavra "católico" por estar num Congresso Católico; naturalmente as concepções que vou apresentar a seguir, são também compartilhadas - em maior ou menor grau, conforme o caso - por outras igrejas cristãs. Também nesse sentido, quando uso "cristão" como sinônimo de "católico" não é por nenhuma pretensão de exclusivismo ou de menosprezo por outras igrejas cristãs... Esse projeto de Cristo (pelos seus "cristos"...) de transformação do mundo num mundo conforme à Sua vontade, em que toda a criação geme em dores de parto e em que todos os seres são reconciliados por Ele e para Ele , inclui toda a realidade do mundo e também as instituições... Parte importante desse projeto (porque é parte importante da realidade humana) é a universidade. É precisamente por ignorarem o alcance e o significado do cristianismo que - para muitos católicos - o catolicismo aparece como algo esvaziado e sem sentido, reduzido, quando muito, a algumas poucas práticas isoladas do resto da vida...
- Existem algumas histórias que explicam a simbologia do peixe no Cristianismo.
- A noção fundamental a esse dogma é que o Pai é a perfeita invisibilidade do Divino, o Filho é a perfeita manifestação do Divino e o Espírito Santo é a perfeita atuação do Divino no mundo e nos seres humanos.
- Conhecer a espiritualidade desses místicos é certamente um dos caminhos mais profícuos para entender a natureza da fé católica.
- O céu é a participação plena de Deus, enquanto o inferno é o distanciamento.
2Virgulino Ferreira da Silva, nasceu no município de Serra Talhada, Pernambuco, aos 7 do mês de julho de 1897. Faleceu no dia 28 de julho de 1938, na Fazenda de Angicos, no município de Poço Redondo, Sergipe, que fica na margem direita do rio São Francisco e está situada a 1 Km do Velho Chico. O cangaço foi um fenômeno social bastante importante para a história das populações exploradas dos sertões do Nordeste brasileiro. As práticas do catolicismo popular das curas através da benzeção é um fenômeno corriqueiro nas comunidades do Nordeste. Pode rezar para curar uma bicheira de animal, na maioria das vezes nem precisa ver o animal doente, curando simplesmente pelo rastro. Geralmente o benzedor ou a benzedeira diz não vir dele ou dela o poder de curar, mas vem de Deus, ou até um santo que é invocado na hora da benzeção.
Igreja Primitiva

Se repararmos bem, as quatro grandes partes do CC - a doutrina da fé, a liturgia, a 'moral e a oração - estão centradas no fato fundamental da participação. Daí que ser católico não se restrinja a cerimônias, a práticas ou a cumprir regras de conduta; mas sim a alimentar um processo de identificação com Cristo, por assim dizer, 24 horas por dia. Assim, quando o CC declara que o Batismo é o sacramento da iniciação cristã por excelência está afirmando algo de muito distinto do que um mero "entrar no clube" ou "tirar a carteirinha" de cristão... Essa doutrina encontra-se no núcleo mais profundo do pensamento do Aquinate e é a base tanto de sua concepção do ser como - no plano estritamente teológico - da graça. Esse texto começa por fazer uma apreciação histórica do uso da filosofia pelo cristianismo patrístico, que conclui serem eles , ao contrário de rivais, companheiros na oposição à crença morta em meras doutrinas.
- De sorte que, dentre todas as funções, a principal era cuidar das relações internacionais da Santa Sé com os outros entes internacionais, e sob sua responsabilidade os representantes diplomáticos, Núncios Apostólicos, exercendo função de diplomatas e de eclesiásticos.
- Singularizando, cabe ao Núncio a função de ser ouvido, primeiramente, nos casos relativos à Igreja local.
- Além disso, na conversão dos saxões foi utilizada a força armada, gerando-se com isso o ódio e não o amor pela fé cristã.
- Esse acompanhamento feito pelo Núncio objetivava a observação da eficácia dos mecanismos de controle da Santa Sé sobre a Igreja Católica local.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Então, muito mais do que falar de diferenças, devemos olhar nossa semelhança, que está na fé em Jesus Cristo e no desejo de continuar levando seu Evangelho a todas as pessoas. A Igreja se chama Católica porque acolhe, em seu interior, todos os seguidores de Cristo, de todos os tempos e lugares. Ser cristão não é apenas dizer que acredita em Jesus, ou que acha interessante o que Ele fez e falou. Naturalmente, instintivamente, o homem tende a evocar Deus quando a beleza inesperada ou intensa arranca-o do embotamento quotidiano! "Meu Deus! Quanta beleza..." exclama o poeta (Castro Alves, "Sub Tegmine Fagi") e com ele - consciente ou inconscientemente - todos os artistas.
1 O Catolicismo No Brasil E A Igreja Romana Como Ente Internacional
Antônio Ferreira Viçoso, de Mariana MG, D. Antônio Joaquim de Melo, de São Paulo, D. Antônio de Macedo Costa, do Pará, e D. Em vista dessa situação, os teólogos passaram a questionar a autoridade papal e as doutrinas conciliares ganharam força. A partir de Sisto IV, eleito em 1471, os pontífices passaram a atuar mais como príncipes do que como sacerdotes e se comportavam como dinastas da Itália que, acidentalmente, eram também papas. Nomearam-se os cardeais, espécie de senadores da igreja, com quem o papa resolvia as questões mais importantes em reuniões mundo católico consistórios. Fortaleceu-se a doutrina da autoridade normativa da Sé Apostólica para toda a igreja. A partir de então, apenas o papa podia convocar e aprovar os concílios ecumênicos.
- Sua melodia é silábica se a cada sílaba do texto corresponde um som e é melismática quando a uma sílaba corresponde a vários sons.
- Em seguida, no segundo capítulo, identifica-se que, por conta do desenvolvimento da modernidade secular, a Igreja Católica procurou reagir através da elaboração de um projeto de reforma e padronização da experiência religiosa, no contexto brasileiro, conhecido como romanização.
- A tradição consiste em tudo o que a Igreja viveu e aprendeu sob a luz do Espírito Santo nesses dois mil anos de vida.
- O teólogo brasileiro e ex-frade franciscano Leonardo Boff é um dos formuladores do movimento.
