Cisma Do Oriente E A Divisão Do Catolicismo Cisma Do Oriente

· 3 min read
Cisma Do Oriente E A Divisão Do Catolicismo  Cisma Do Oriente

Ordem religiosa dos jesuítas, a Companhia de Jesus foi fundada pelo militar Inácio de Loyola e era organizada de forma semelhante a um exército. A estrutura hierárquica era rigidamente respeitada, tendo em seu cimo o superior da ordem e o papa. No caso de Aparecida, tem havido diminuição no número de peregrinos na Festa da Padroeira em 12 de outubro. Todavia, mantém-se a grande massa de peregrinação durante todo o ano, potencializada pelo roteiro religioso que passa pela Comunidade Canção Nova, do Movimento Carismático, e o Mosteiro de Frei Galvão, único santo nascido no Brasil.


  • Assim, a felicidade estaria nas coisas de Deus e não no mundo terreno, aproximando-o do pensamento de Platão.
  • As causas da Guerra dos Trinta Anos também passam pelos problemas da aliança da dinastia dos Habsburgo e do Sacro Império Romano-Germânico com a Igreja Católica.
  • Ainda, o conjunto formado pela hierarquia eclesiástica local, o clero e os católicos em geral, como alvo da Igreja Católica no Brasil direcionado pela Santa Sé.
  • Alheio a isso, as associações leigas, como, a Liga das Senhoras Católicas – L.S.C, as Congregações Marianas – C.M, entre outras, já vinham se constituindo com um apoio às atividades paroquiais.



Nesse meio termo, interessante estudar a hierarquia eclesiástica estruturada institucionalmente, concebendo esse processo de romanização. Se o número de católicos caiu significativamente e a frequência a missas diminuiu, os santuários católicos não perderam fiéis. Ao contrário, parecem aumentar sua força de atração a cada ano, provavelmente se fusionando e se tornando permeável ao novo perfil de romeiro, o peregrino light, o turista religioso, e mantendo, por sua conexão com o passado, um certo potencial identitário para a “cultura católica” de boa parte da população brasileira. Novos reinos foram se consolidando e a igreja passou a ser muito influente, rica proprietária de terras e poderosa. Mas, no final da Idade Média, ocorreram divisões e abalos em seu monopólio religioso, intelectual e político. Ocorreram as divisões descentralizando sua administração rígida, com algumas rupturas na sua trajetória.

Introdução


Em Roma, localizava-se o papa, exercendo no continente europeu a autoridade máxima, além da existência de duas outras autoridades com o mesmo poder, um patriarca em Alexandria, no Egito, e outro patriarca em Constantinopla. O patriarca de Alexandria perdeu sua importância após a anexação do Egito ao Império Muçulmano. O Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul).

  • Com a penetração da RCC, nessa povoação, os rituais da pajelança tendem a ser identificados, pelos carismáticos, como demoníacos, o que tem gerado conflitos e incompreensões.
  • Dessa forma, pensar qual catolicismo tem se destacado torna-se um desafio não apenas pelas dificuldades em encontrar números seguros, mas pela própria configuração sociorreligiosa do catolicismo.
  • O fato de esses dois últimos países empreenderem as Grandes Navegações e colonizarem a América fez com que a maior parte do novo continente fosse cristianizada, dando novo fôlego ao catolicismo.



O símbolo máximo dessa repressão foi a instauração, em 1231, dos tribunais do Santo Ofício, ou Inquisição, que tinham poderes para julgar e condenar à morte os réus considerados infiéis. Na verdade, quase todos os condenados eram simplesmente pessoas que discordavam dos desmandos católicos ou opositores dos aliados da Igreja. Uma das vítimas famosas da Inquisição foi a camponesa Joana D’Arc, queimada viva em 1431, sob a acusação de bruxaria. Para além desse pequeno deslize (se é possível considerar como tal uma afirmação que não compromete o texto), essa obra é um alerta para quem reduz aos liberais, à maçonaria e ao protestantismo  a capacitação de indivíduos voltados para uma sociedade ordeira e laboriosa, quesitos básicos para a consolidação da República.

Ronaldo Vainfas


Uma das principais no século 11 devido às disputas internas entre o papa romano e o patriarca de Constantinopla, surgindo a Igreja Católica Apostólica Romana e de outro lado a Igreja Católica Ortodoxa. No século XX, a Igreja sofreu uma profunda renovação de suas práticas quando promoveu o Concílio de Vaticano II, acontecido durante a década de 1960. Nesse evento – que mobilizou as principais lideranças da Igreja – uma nova postura da instituição foi orientada em direção às questões sociais e injustiças que afligiam os menos favorecidos.  mundo católico  acabou dando origem à chamada Teologia da Libertação, que aproximou os clérigos das causas populares, principalmente na América Latina. Segundo consta nos ensinamentos católicos, a origem de sua igreja está relacionada ao nascimento de Jesus Cristo, líder judeu que promoveu uma nova prática religiosa universalista destinada à salvação de toda a humanidade.